quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Receita traduzida: Bolsa bicolor (ou da cor que você quiser ;) )

Oi,

Eu sei que estou em falta com o blog mas estou em falta com tudo ao meu redor, acreditem...preciso me organizar com urgência. Mas enquanto não finalizo o trabalho de tricô que estou fazendo no momento pra postar pra vocês a receita, aqui vai uma receitinha legal de fazer. Essa bolsa é linda, eu acho um charme e vou providenciar uma pra mim com certeza :) 
Enjoy ;)


Material:
2 novelos de lã (densidade media) 100% acrílico nas cores de sua preferência
Agulha circular de10mm
Agulha circular de 5mm
Marcador

Legenda (by me):
JM = Pontos juntos em meia
L = Laçada
M = Ponto meia
T = Ponto tricô

Amostra:
19 pontos por 20 carreiras no ponto da receita =  quadrado de 10x10cm usando as agulhas de 5mm




Ponto:
Carreira 1: 2PJM, L, repetir até o final da carreira.
Carreira 2: M em toda a carreira.


Receita:

Bolsa
1. Usando as duas lãs, monte 40 pontos nas agulhas de 10mm.
2. Tricote em ponto meia por 16 carreiras em modo normal (não tricote em modo circular ainda!).

Quando você completar as 16 carreiras você terá um retângulo de tricô de 40 pontos por 16 carreiras.

3. Comece a tricotar em círculo agora picking up (desculpa gente, não encontrei como chama essa técnica de tricô em Português) 12 pontos em um lado curto do retângulo.
4. Pick up  mais 40 pontos no comprimento do retângulo.
5. Pick up outros 12 pontos do outro lado  curto do retângulo.                                    

Fiz um desenho tosquinho no final do post pra ilustrar os locais onde devem ser feitos o pick up dos pontos.

6. Coloque um marcador para marcar o início da carreira.
7. Tricote em M por 4 voltas.
8. Troque a lã para a outra cor e continue tricotando por mais 8 carreiras no ponto da receita (repetindo as carreiras 1 e 2).
9. Troque a linha novamente e siga tricotando no ponto da receita por mais 8 carreiras.
11. Repita os passos 8 e 9 mais uma vez.
12. Trabalhando com as duas lãs juntas, troque a agulha para a agulha de 5mm e tricote em T por 6 carreiras.
13. Arremate.

Alça
1. Usando a agulha de 5mm monte 6 pontos na agulha.
2. Tricote em M por todas as carreiras até a alça medir uns 66cm aproximadamente ou o tamanho desejado.
3. Costure a alça na laterais da bolsa.

ilustração dos locais para pick up


E qualquer dúvida usem os comentários ;)

Até!




4 comentários:

sonia disse...

oi Esther,
estou aprendendo trico (pelo menos tentando), navegando pela internet me deparei com o seu blog.
e amei a bolsa, só não sei o que é pick up. pelo que eu entendi a bolsa sai inteira (comprei ate agulha circular).
que esta parada com os 40 pontos.
será que vc pd me mandar a explicação?
agradeço
sonia (matula@click21.com.br)

Esther disse...

Oi Sonia,

Acabei de publicar um vídeo sobre como executar o pick up. Dá uma olhada lá ;)

bjs

Fernanda Piloto Fioravante disse...

adorei essa bolsa

Unknown disse...

Oi Esther,

Linda bolsa!

Obrigada por dividir!

Abraços