terça-feira, 28 de julho de 2009

Arrematando o trabalho





Bom, depois que aprendemos a começar um trabalho de tricô, montando os pontos na agulha, é hora de aprender a arrematar o trabalho. Não tem muito segredo na verdade, uma vez que você já aprendeu a fazer os pontos básicos.

Vou ensinar primeiro como eu aprendi: pega dois pontos juntos e faz um ponto tricô; depois pega o ponto que passou pra agulha da mão direita e põe ele de volta na agulha da mão esquerda e recomeça o processo: mais dois pontos juntos em tricô, volta o ponto da agulha direita pra mão esquerda, recomeça. Faz esse processo até quando vai sobrar apenas um ponto na agulha (o último que voltou da agulha da mão direita). Quando você voltar esse último ponto pra agulha da mão esquerda, puxa bem a ponto abrindo ele pra ficar folgadão, tira agulha de dentro do ponto, corta a lã à uma distância boa do ponto e passa o fio cortado por dentro do ponto folgado dando um nozinho. Ta-dá! Trabalho arrematado :)

Eu aprendi também que na hora de arrematar, é bom usar uma agulha 1 número maior do que a agulha que usou no trabalho, isso faz o arremate ficar bonito sem ficar muito apertado. Mas se não tiver a agulha maior usa a agulha do trabalho mesmo e faz os pontos do arremate um pouco mais folgados que dá certo do mesmo jeito ( eu particularmente prefiro fazer assim e fica legal).


Esse vídeo ensina a arrematar do jeito que eu descrevi aí em cima. Note que no final vai sobrar o ponto que falei, é nele que tem que passar o fio e dar o nozinho.



Boas tricotadas!


Nenhum comentário: