sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gorro + Flor com agulhas retas


Esse gorrinho é suuuuuper fácil de fazer. É feito em agulhas retas e vai rapinho porque é todo em ponto tricô. A flozinha também é super fácil e fica lindinha.
Eu amei o resultado :) 


-------------------------------------
Gorro

 




Material
Agulha de tricô nº5
2 novelos de 50gr de lã de sua preferência (qualquer uma que seja adequada para agulha de tamanho 5)
Obs.: O gorro não usa os 2 novelos inteiros, o segundo novelo é praticamente só pra terminar o último ciclo.
Legenda (by me):
T = Ponto tricô
Receita
Monte 48 pontos na agulha 

Obs.: Onde a receita fala "virar", significa que você deve dar a carreira como terminada e trocar as agulhas para começar a próxima carreira.

1ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
2ª carreira: 47T, virar. (nesse ponto da virada vai sobrar 1 ponto sem tricotar na agulha da mão esquerda)
3ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
4ª carreira: 46T, virar. (nesse ponto da virada vão sobrar 2 pontos sem tricotar na agulha da mão esquerda)
5ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
6ª carreira: 45T, virar. (nesse ponto da virada vão sobrar 3 pontos sem tricotar na agulha da mão esquerda)
7ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
8ª carreira: 44T, virar. (nesse ponto da virada vão sobrar 4 pontos sem tricotar na agulha da mão esquerda)
9ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
10ª carreira: 43T, virar. (nesse ponto da virada vão sobrar 5 pontos sem tricotar na agulha da mão esquerda)
11ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
12ª carreira: 42T, virar. (nesse ponto da virada vão sobrar 6 pontos sem tricotar na agulha da mão esquerda)
13ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
14ª carreira: 41T, virar. (nesse ponto da virada vão sobrar 7 pontos sem tricotar na agulha da mão esquerda)
15ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
16ª carreira: 40T, virar. (nesse ponto da virada vão sobrar 8 pontos sem tricotar na agulha da mão esquerda)
17ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
18ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.
19ª carreira: Fazer todos os pontos em ponto tricô.


Quando você terminar de tricotar a carreira 19, você vai perceber que formará uma curva (isso acontece por casusa dos pontos que ficaram sem fazer) e esse lado com a curva vai ser o topo da cabeça, o outro lado (reto) é o que vai ser a barrinha da touca.

Repetir o ciclo a partir da segunda carreira mais 8 vezes (da carreira 2 até a carreira 19), totalizando 9 ciclos. Quando completar o último ciclo você arremata e depois costura os lados. Põe na cabeça, vira a barrinha e está pronta o gorrinho :)
Flor
A flor é feita pétala por pétala e depois junta-se todas formando a flor.


Material
Mesma lã do gorro
Agulha menor que a indicada para a lã de acordo com o tamanho que você quer a flor (a minha lã era indicada para agulha número 5 e eu usei a agulha 3.25 para fazer a flor, esse tamanho deu certo pra mim. Então você testa agulhas menores/maiores de acordo com o gosto e o tamanho final desejado para a flor ;) )

Legenda (by me):
M = Ponto meia
T = Ponto tricô
NP = Novo ponto (Montar um novo ponto, tem vídeo de como fazer no final da receita)
PSF+J = Passar 2 pontos sem fazer, voltar e em seguida tricotá-los juntos pelo ponto de trás. (Tem um vídeo que eu fiz  tentei fazer no final do post mostrando como fazer isso. Espero que ajude rs...)
JM = Pontos juntos em meia 






Receita
Monte 6 pontos na agulha
Carreira 1: * 1M, 1NP, 1M, 1NP, 1M * - Fazer a sequência dentro do asterisco 2 vezes. Você deve finalizar a carreira com 10 pontos. Na segunda repetição vá contando os pontos, se você perceber que terminará a carreira com 11 pontos no lugar de 10(aconteceu comigo), não monte o último NP que fica certinho.
Carreira 2 e todas as carreiras pares: Fazer todos os pontos em T.
Carreira 3: * 1M, 1NP, 3M, 1NP, 1M * - repetir o asterisco por toda a carreira (serão 2 vezes). Você deve finalizar a carreira com 14 pontos.
Carreira 5: 1M, 1NP, 4M, 2PSF+J, 2JM, 4M, 1NP, 1M - Você deve finalizar a carreira com 14 pontos.
Carreira 7: 5M, 2PSF+J, 2JM, 5M - Você deve finalizar a carreira com 12 pontos.
Carreira 9: 4M, 2PSF+J, 2JM, 4M - Você deve finalizar a carreira com 10 pontos. 
Carreira 11: 2PSF+J, 1M, 2PSF+J, 2JM, 1M, 2JM - Você deve finalizar a carreira com 6 pontos. 
Carreira 13: 1M, 2PSF+J, 2JM, 1M - Você deve finalizar a carreira com 4 pontos.    


Agora você completou a primeira pétala. Não arremate, apenas corte a linha(não muito curta), escorregue a pétala pro final da agulha e comece a fazer a próxima. Faça quantas pétalas quiser para a sua flor (eu fiz 5). Quando fizer a última pétala, na hora de cortar deixe um pedaço de linha maior suficiente para poder juntar essa pétala com as outras.

Coloque essa linha maior em uma agulha de bordado/tapeçaria e passe ela pelos pontos das outras pétalas e dessa última e puxe apertando para juntar todas (fotos aqui [http://www.knitculture.com/knitting-spring-flowers/]). Arremate essa junção pra ficar firme e costure a flor no gorro usando essa mesma linha. 


Vídeos
(o áudio dos vídeos ficou um pouco baixo, mas dá pra ouvir mesmo assim...)

2PSF+J 
Faz o primeiro ponto no sentido de ponto meia, o segundo no sentido de ponto tricô; em seguida devolve os dois pontos pra agulha esquerda e tricota eles juntos pelo ponto de trás.
Novo Ponto

Peguei a receita dessa florzinha aqui http://www.knitculture.com/knitting-spring-flowers/
Na minha flor eu costurei um botãozinho no meio pra dar uma quebrada na uniformidade da cor e ficar mais bonitinha :)
Espero que dê certo pra todos :)
Qualquer dúvida usem os comentários.


Enjoy ;)

14 comentários:

disse...

Ficou uma graça essa touca! a flor deu o maior charme:)
bjinhos

Esther disse...

Obrigada Ká! :D

Unknown disse...

ai...eu to tentando fazer a flor, mas num sai de jeeeeeeeeeeito nenhum. eu num to entendendo como q vou repetir a sequencia da carreira, porque quando termino a primeira sequencia jah num tem mais ponto pra fazer a segunda. alguem me ajuda?
ah...o gorro fico uma graça!

Esther disse...

Oi Érica,
Obrigada :))
Quando você terminar a primeira sequência você completou 1 pétala, correto? Daí você corta a linha deixando um bom tamanho (uns 4-5 dedos está bom), separa ela escorregando pra o final da agulha e começa a nova sequência /pétala normal usando a linha que está no novelo. A pétala que está pronta fica separada pra juntar só no final quando todas as outras pétalas já estiverem prontas também. A medida que você for terminando um pétala você corta a linha e separa como fez com a primeira, até completar o número de pétalas desejado e então junta tudo como descrevi no post. Se você ainda tiver dúvida me avisa que eu tento explicar melhor, ok? :)

Unknown disse...

esther aqui eh a tatiana, eu q postei a dúvida aih em cima, mas tava com a conta minha irmã!
hehe
a minha ficha ainda num caiu naum...não consigo entender como fazer a flor. vo tentar explicar melhor minha dúvida.
1° eu tenho q montar 6 pontos na agulha neh? aih na 1ª carreira eu tenho q fazer a sequencia * 1M, 1NP, 1M, 1NP, 1M * repetindo 2 vezes na mesma carreira num eh? o q eu naum entendo eh isso: como eu vou repetir essa sequencia na mesma carreira sendo q eu tenho soh 6 pontos? fica faltando, eu num consgigo transformar isso nos 10 pontos necessários pra próxima!
desculpa estar incomodando, eh q eu adorei a flor e queria fazer mas num to entendendo.
c puder ajudar eu agradeço!!!

Unknown disse...

qual foi a lã q vc usou?

Esther disse...

Oi Tatiana,
Primeiramente, não é incomodo nenhum, não se preocupe com isso, tendo dúvida pode perguntar sim, foi pra isso que criei esse blog :)
Então, agora eu consegui entender melhor a sua dúvida :)
Sim, você tem 6 pontos inicialmente, mas se você perceber a sequência usa apenas 3 pontos dentre os montados(nos pontos onde pede 1M) e intercala com os NP (novos pontos criados durante a sequência). Os NPs devem ser sempre criados durante a sequência e sem usar os pontos montados, desse jeito vai dar certinho. Será que eu consegui explicar melhor agora? Vou reforçar de qualquer jeito com um exemplo aqui embaixo:
- Tenho 6 pontos montados
- Começo a sequência:
- 1M (normal, usando um dos pontos montados), - - 1NP(criar o novo ponto como mostrado no vídeo), - 1M (normal, usando um dos pontos montados),
- 1NP(criar o novo ponto como mostrado no vídeo),
- 1M (normal, usando um dos pontos montados)
Nesse ponto terminei a sequência pela primeira vez mas usei apenas 3 pontos dentre os montados(o restante foram montados a partir de NPs) e agora vou recomeçar a sequência pra usar o restante dos pontos(os 3 restantes).
Espero que agora dê certo :)
Qualquer coisa me avisa novamente que eu tento de outra forma até você conseguir, não desiste ;)

Ah, a lã que eu usei foi essa aqui: http://www.modernknitting.co.uk/pure-wool-dk-silver-25251-0.html

Unknown disse...

agora sim! uhuuuuuuuuuuuuu \o/
o q eu tinha entendido eh q o NP era formado por aquela voltinha q a gente coloca na agulha direita + um meia. por isso num ia dar certo nunca!!!
nossa...vo tentar fazer agora!
muuuuuuuuuuuuuuuito obrigada, vc foi um amor!!!

Esther disse...

Oi Tatiana,

Que bom que agora deu certo!
Espero que sua flor fique linda :))
E qualquer dúvida não deixe de perguntar ;)

bjs

Unknown disse...

acabei de terminar a flor e ficou bem bunitinha, mas diferente da sua!
a sua ficou mais estruturada, a minha ficou bem arredondada?
sera q tah errado?
de qlq forma, adorei!!!!

Esther disse...

Oi Tatiana,

Que legal :D
Não deve estar errada não, pode ter sido a lã que você usou que é mais fininha que a minha, ou a tensão do seu ponto que é diferente do meu :)

juju bretas disse...

Fiz a touca, ficou linda!
A flor não tinha saido legal, mas com sua nova explicação para Érica, pronto, agora ficou lindinha.
Obrigada querida, vc é dez
Beijos

Anônimo disse...

Olá Esther,

Adorei o Blog... ainda mais esse gorro. Comecei pela flor. "Apanhei" um pouco, mas consegui. Gostaria de saber se é possível fazê-la menor, pois queria muito aplicar várias delas em um blusão infantil.
Desde já agradeço. Bjos, Alessandra!

Esther disse...

Oi Alessandra,

Dá pra fazer a flor menor sim, você precisa adaptar os pontos meia no início e final das carreiras pra deixar ela mais estreita e tb o número de carreiras pra acertar o tamanho. Vai testando e adaptando até encontrar o ponto em que a receita produz a flor no tamanho que você quiser :)
bjs!