quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Sapatinhos de primeira viajem


Sumi uns dias mas estou de volta e com os sapatinhos que eu fiz! :)))
Esse é o meu primeiro trabalho em tricô. Fiz para presentear uma amiga que vai ganhar bebê em breve e adorei o resultado! Ficou lindíssimo(para o primero trabalho).
Essa receita é bem fácil de fazer. Quem quiser se aventurar a receita está aqui
Lendo a receita original talvez haja dificuldade, pra quem é iniciante, na forma como está descrito para fazer o peito pé e o passa-fitas. Na verdade na receita não entra em detalhes nestes pontos então fica um vácuo para quem nunca fez.... Eu já tinha outra receita de sapatinho e utilizei a técnica desta outra receita que eu tinha para fazer o peito do pé e o passa-fitas. Vou explicar aqui como fiz essas duas etapas, o resto segui fielmente a receita.
Peito do pé: Chegando nesta parte tricotei a carreira em que estava em ponto meia até o ponto num. 23, do ponto 24 em diante continuei em meia e contei 8 pontos, normalmente, o ponto número 9, fiz junto com o 10(os 2 pontos juntos em meia) daí virei o trabalho, ou seja, troquei a posição das agulhas. A que estava na mão esquerda veio para a direita e a da direita foi para a esquerda. Dái fiz mais 8 pontos, desta vez em ponto tricô(repare que agora você está voltando) e peguei novamente juntos os pontos 9 e 10 desta vez em ponto tricô e virei novamente, daí fiz mais 8 pontos em meia e peguei os 9 e 10 juntos em meia e virei para iniciar o bloco de novo. Esse bloco de 3 carreiras em meia - tricô - meia é que forma os gominhos do peito do pé da botinha. Você vai fazendo os blocos e sempre contando quantos pontos tem na agulha( o número total somando das duas agulhas), quando só restarem 37 pontos é hora de parar o peito do pé e continuar o caninho da bota, nesta caso você dá a última virada e tricota no ponto que estiver até o final da carreia pra pegar os pontos do início da agulha de novo(não sei se essa é a maneira certa de parar o peito do pé, mas foi a maneira que fiz e deu certo...)
A próxima instrução da receita manda fazer uma carreira de passa-fitas, mas não explica como. Vou ensinar como eu fiz a minha(se alguém já tiver uma forma de fazer passa-fitas pode fazer como sabe). Fiz assim: 1t * 2pjt, 1laç *( o que está dentro do asterisco é pra ser repetido até o final da carreira: 2 pontos juntos em tricô e uma laçada) e depois mais uma carreira em tricô. 
Depois do passa fitas, segui as instruções da receita para fazer o caninho da bota. A receita manda fazer o caninho por mais 5cm, mas na verdade eu fiz apenas 1,5cm porque o bebê da minha amiga vai nascer no verão e eu achei que 5cm seria muito, ia ficar quente demais e ela ia acabar nem usando porque ela mora no nordeste e lá o verão é calorão.
Eu adorei o resultado final! Para o meu primeiro trabalho achei bom demais da conta. :)))
Se alguém tiver dúvida de como fazer o peito do pé como eu expliquei ou qualquer outra parte da receita é só deixar um comentário com um email pra contato que eu tento explicar melhor.


Boas tricotadas!

3 comentários:

Fatima Gouveia disse...

Olá!estão bonitinhos e perfeitos...
Continue a mostrar suas habilidades, e seja bem vinda ao mundo das tricotadeiras,onde se irá sentir em casa (tenho a certeza)
Voltarei sempre.
Bjs

Mifá

Bianca SR disse...

o que é uma laçada? e nao entendo o que uer dizer 18m, 20m, 22m na receita... pode me explicar?

Esther disse...

Oi Bianca,

Isso quer dizer o numero de pontos meia que devem ser feitos. Entao, 18m quer dizer 18 pontos em meia, 20m sao 20 pontos em meia e assim por diante.

A lacada eh apenas passar a la em volta da agulha sem tricotar o ponto. Por exemplo, se voce esta tricotando em ponto trico e tiver uma instrucao de lacada no meio voce somente precisa naquele ponto da receita passar a la em volta da agulha como se fosse fazer mais um ponto trico - mas nao faz-, e continua a receita.

Aqui embaixo temo link pra um video mostrando como fazer a lacada tanto em meia como em trico, da uma olhada:

http://www.youtube.com/watch?v=oSXajyToJcE


Espero ter ajudado e qualquer coisa nao deixe de perguntar ;)


bjs,

Esther