sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

UFO terminado…ufa!


Sem brincadeira, comecei esse cachecol pra o meu marido no final do inverno passado - leia-se Fevereiro 2009 - e terminei só em Dezembro do mesmo ano. Porque tanto tempo? Explico.
Eu queria fazer um cachecol que tivesse um desenho simples pra não ficar muito "fru-fru" já que era pra homem (e assim não correr o risco dele não usar), então, depois de muito procurar, achei esse cachecol que é realmente bem simples, o resultado final ficaria como eu queria - elegante e não "fru-fru" - e deveria ser rápido. Deveria. O problema (eu acho) foi a agulha e a lã que eu escolhi que estavam erradas, a agulha muito pequena e a lã muito fina, o que resultou em usar 4 novelos de lã pra conseguir um cachecol de tamanho normal. Quanto mais eu tricotava mais tinha pra tricotar, a lã não rendia e a agulha não ajudava: os pontos ficavam muito pequenos. Virou um UFO e eu quase não termino. Pra quem não sabe o termo UFO significa unfinished object, ou, traduzindo, objeto inacabado. Esse termo é muito usado para aqueles trabalhos que você começa e fica por terminar por meses, ou anos heheh. Serve pra tudo e é muito usado para crafs em geral. Esse cachecol virou um UFO por meses, mas enfim eu terminei e o esforço foi recompensado quando o vi pronto. Ficou exatamente como eu queria e meu marido adorou. Ficou lindinho, quentinho e elegante. Viva :))
Abaixo a receita do cachecol. Recomendo usar um agulha no minimo 5.5 (eu usei uma 4) e um lã grossinha ;)


Cachecol para homem

Monte 40 pontos na agulha (talvez 35 seja suficiente se a agulha for mais grossa)
1º e 2º carreiras: tricotar em ponto meia
3º carreira: * 3 pontos em meia, 2 pontos em tricô *
4º carreira: * 2 pontos em meia, 3 pontos em tricô *
(Os pontos dentro do asterisco devem ser repetidos por toda a carreira)

Repita as carreiras 3 e 4 até o cachecol atingir o tamanho desejado. Ao atingir o tamanho que você quer repita as carreiras 1 e 2, arremate e seja feliz :)



Boas tricotadas!

Um comentário:

Laura disse...

Olá!! Sou iniciante no tricô. Sei fazer o ponto meia e o ponto tricô, mas estou me confundindo quando os dois são misturados. Pois os pontos ficam confusos e na hora de fazer uma nova carreira, não sei onde passar a agulha. Parece q há um aumento de pontos... Vc pode me ajudar? Obrigada
Laura